PLANO
DE AULA
Tema: BONECAS ABAYOMI.
Justificativa: Trazer
o lúdico de forma humanizada para a formação leitora.
Objetivo
Geral:
-Incentivar a leitura e o desenvolvimento criativo.
Objetivos Específicos:
-Desenvolver
a escuta e a oralidade.
-Desenvolver
o interesse cultural.
-Desenvolver
a habilidade motora e criativa.
Metodologia:
1º) Etapa: A professora conta a história caracterizada
de Boneca Abayomi.
2º) Etapa: É entregue o material para confecção
das bonecas para as crianças, e dadas as orientações, pode ser realizada por
todas as crianças já que a boneca é confeccionada com amarrações e nós, tanto
seu corpo, quanto suas vestimentas.
3º) Etapa: Realiza-se uma roda de
conversa para saber quais foram as impressões das crianças.
4°) Etapa: As crianças recebem papel, lápis de
cor e canetinha e a professora pede que façam um desenho sobre a história.
Recursos: Tecidos de algodão,
liso e estampados; folha com a história da boneca impressa; folhas A3 para
desenharem, lápis de cor e canetinhas.
Avaliação:
será avaliada como as crianças interpretam a
história e de que forma isso se reflete em seu comportamento, bem como ela desenvolve
sua habilidade criativa na confecção da boneca, como relaciona as emoções
transmitidas pela história com suas emoções, semelhanças e diferenças.
Referências: VIEIRA, Kauê. Bonecas Abayomi: Símbolo
de resistência, tradição e poder feminino. Disponível em:
< http://www.afreaka.com.br/notas/bonecas-abayomi-simbolo-de-resistencia-tradicao-e-poder-feminino/ > Acesso em: 03/03/2020.