quinta-feira, 2 de abril de 2020

Plano de aula para a EJA.



Trabalho desenvolvido em uma comunidade de artesãos que produzem trabalhos com linhas para vestuário (crochê, tricô) e que, em um momento de expansão de negócios, sentiu a necessidade de adquirirem conhecimento sobre designer e desenvolvimento de técnicas mais elaboradas, afim de exportarem suas peças. Mas se depararam com um grande índice de pessoas semianalfabetas no grupo, formado por homens e mulheres. A partir daí desenvolveu-se o plano de aula que se segue.

Identificação do local: Associação de Moradores de Bairro.
Disciplinas: Português; Matemática; História e Geografia.
Período de realização: 8 meses.
Professora: Rosana Poltronieri Rocha Neves

Objetivo geral:
  - Capacitar o aluno a dominar a leitura, escrita e expressão oral;
  - Elevar a autoestima, fortalecendo sua confiança, de modo a se integrarem ao mundo do trabalho, na vida social com um melhor desempenho de suas habilidades;
  - Adquirir conhecimento sobre a diversidade cultural, valorizando-a;
  - Adquirir conhecimentos históricos;
  - Capacitar o aluno a dominar e fazer uso da matemática no seu dia a dia, no meio em que vive, de forma a atender suas necessidades;
  - Conhecer a localização geográfica do Brasil.

Objetivos específicos:
  - Desenvolver a leitura e a escrita;
  - Interpretação de texto;
  - Ler e escrever os números e reconhecer suas funções, para utilização no seu dia a dia;
  - Conhecer e aprender a utilizar medidas de valor monetário;
  - Realizar operações com quantias de troco;
  - Desenvolver o  cálculo mental;
  - Reconhecer a importância da matemática na solução de problemas, utilizando a  adição, subtração, divisão e multiplicação;
  - Trabalhar as unidades, dezenas, centenas, números pares e ímpares;
  - Ler, escrever e interpretar as unidades de medidas;
  - Conhecer o mapa mundial, localizando o Brasil e o continente Americano;
  - Conhecer a influência cultural de outros povos em nossa sociedade;
  - Diferenciar as características da cultura nas diversas regiões do Brasil;
  - Reconhecer a influência de fatos históricos, guerras, revoluções, imigração e migração, no desenvolvimento da arte e do artesanato em nosso país;
  - Conhecer a variação climática de cada região brasileira.
Percurso metodológico:  
  - Os alunos decidem e elaboram oralmente um texto que irão ditar para o professor, que por sua vez o escreverá na lousa. Se houver algum aluno que não se sinta à vontade para participar, o docente deve intervir, estimulando-o. Está atividade ensina o aluno a organizar as ideias para a elaboração do texto, a compreender o processo de produção, revisão e linguagem do texto produzido. Fazendo-os entenderem que um texto pode ser reescrito quantas vezes forem necessárias;
  - Criar debates do interesse dos alunos, formulando questões, e estimulando a apresentação de suas dúvidas;
  - Realização de atividades de compra e vende de produtos para seus trabalhos artesanais, executando exercícios simples de cálculos (adição, subtração, multiplicação e divisão), e trabalhando o valor monetário;
  - Executar cálculo de medidas e pesos, afim de aprenderem a calcular o uso de seus materiais de trabalho na prática;
  - Elaboração de pedido à prefeitura, para disponibilizar ônibus para visitação ao primeiro Museu da Moda (MUMO), em Belo Horizonte, Minas Gerais, afim de conhecer a história da moda, e a oficina de “Desenhos Bordados”, para posteriormente criar debate e elaboração de texto sobre a história da Moda, e sua relação com acontecimentos históricos, como por exemplo, a Segunda Guerra Mundial, a Revolução Industrial, o movimento hippie, entre outros;
  - Trabalhar o mapa mundial, afim de conhecer a localização geográfica do Brasil no mundo, bem como, conhecer cada região do mesmo.

Recursos:
  - Dicionário;
  - Enciclopédias escritas e virtuais;
  - Calculadora;
  - Mapa mundial;
  - Livros de história;
  - Jornais, revistas e livros sobre artesanato;
  - Material para elaboração de peças para apresentação de trabalho (cartolinas, tesouras, cola, fotos do trabalhos artesanais produzidos pelos alunos, linhas e agulhas).

Avaliação:
  - Apresentação oral e escrita do “Jornal da Moda”, tratando da história da moda, da influência artesanal nas vestimentas, finalizando com um desfile com peças executadas pelo grupo. Analisando o desenvolvimento e aprendizagem de forma individual, valorizando suas habilidades e suas conquistas.

Bibliografia:

 BELO HORIZONTE SURPREENDENTE, Inauguração do Museu da Moda (MUMO), 2016, s/p., disponível em: <http://www.belohorizonte.mg.gov.br/evento/2016/12/inauguracao-do-museu-da-moda-mumo>, acessado em 08/04/2018

COSTA, Ailce Zulmira da et all, Planejameto Anual para a Educação de Jovens e Adultos, 2009, s/p., disponível em: < www.pedagogia.com.br/projetos/eja1.php >, acessado em 08/04/2018.

RIBEIRO, Vera Maria Masagão et all, Educação para Jovens e Adultos – Ensino Fundamental – Proposta Curricular 1. Segmento, 3.ed., São Paulo/Brasília, Ação Educativa – MEC, 2001, s/p., disponível em: <portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf >, acessado em: 08/04/2018.

VICHESI, Beatriz; DINIZ, Melissa, Práticas Pedagógicas Adequadas aos Adultos, Nova Escola – Gestão Escolar, 2018, s/p., disponível em:  <https://novaescola.org.br/conteudo/59/pratica-adequada-aos-adultos >, acessado em 08/04/2018.



Última Postagem

Meia em tricô fácil e rápida para usar com chinelo de dedo.

Postagens recentes