Trabalho desenvolvido em uma comunidade de artesãos que
produzem trabalhos com linhas para vestuário (crochê, tricô) e que, em um
momento de expansão de negócios, sentiu a necessidade de adquirirem
conhecimento sobre designer e desenvolvimento de técnicas mais elaboradas, afim
de exportarem suas peças. Mas se depararam com um grande índice de pessoas
semianalfabetas no grupo, formado por homens e mulheres. A partir daí
desenvolveu-se o plano de aula que se segue.
Identificação do local: Associação de Moradores de Bairro.
Disciplinas: Português; Matemática; História e Geografia.
Período de realização: 8 meses.
Professora: Rosana Poltronieri Rocha Neves
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Objetivo geral:
- Capacitar o aluno a dominar a leitura,
escrita e expressão oral;
- Elevar a autoestima, fortalecendo sua
confiança, de modo a se integrarem ao mundo do trabalho, na vida social com
um melhor desempenho de suas habilidades;
- Adquirir conhecimento sobre a diversidade
cultural, valorizando-a;
- Adquirir conhecimentos históricos;
- Capacitar o aluno a dominar e fazer uso
da matemática no seu dia a dia, no meio em que vive, de forma a atender suas
necessidades;
- Conhecer a localização geográfica do
Brasil.
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Objetivos específicos:
- Desenvolver a leitura e a escrita;
- Interpretação de texto;
- Ler e
escrever os números e reconhecer suas funções, para utilização no seu dia a
dia;
- Conhecer e aprender a utilizar medidas de valor monetário;
- Realizar operações com quantias de troco;
- Desenvolver o cálculo mental;
- Reconhecer a importância da matemática na solução de problemas, utilizando
a adição, subtração, divisão e
multiplicação;
- Trabalhar as unidades, dezenas, centenas, números pares e ímpares;
- Ler,
escrever e interpretar as unidades de medidas;
- Conhecer o mapa mundial, localizando o Brasil e o continente Americano;
- Conhecer a influência cultural de outros povos em nossa sociedade;
- Diferenciar as características da cultura nas diversas regiões do Brasil;
- Reconhecer a influência de fatos históricos, guerras, revoluções, imigração e
migração, no desenvolvimento da arte e do artesanato em nosso país;
- Conhecer a variação climática de cada região brasileira.
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Percurso metodológico:
- Os alunos decidem e elaboram oralmente um
texto que irão ditar para o professor, que por sua vez o escreverá na lousa.
Se houver algum aluno que não se sinta à vontade para participar, o docente
deve intervir, estimulando-o. Está atividade ensina o aluno a organizar as
ideias para a elaboração do texto, a compreender o processo de produção,
revisão e linguagem do texto produzido. Fazendo-os entenderem que um texto
pode ser reescrito quantas vezes forem necessárias;
- Criar debates do interesse dos alunos,
formulando questões, e estimulando a apresentação de suas dúvidas;
- Realização de atividades de compra e
vende de produtos para seus trabalhos artesanais, executando exercícios
simples de cálculos (adição, subtração, multiplicação e divisão), e
trabalhando o valor monetário;
- Executar cálculo de medidas e pesos, afim
de aprenderem a calcular o uso de seus materiais de trabalho na prática;
- Elaboração de pedido à prefeitura, para
disponibilizar ônibus para visitação ao primeiro Museu da Moda (MUMO), em Belo
Horizonte, Minas Gerais, afim de conhecer a história da moda, e a oficina de
“Desenhos Bordados”, para posteriormente criar debate e elaboração de texto
sobre a história da Moda, e sua relação com acontecimentos históricos, como
por exemplo, a Segunda Guerra Mundial, a Revolução Industrial, o movimento hippie,
entre outros;
- Trabalhar o mapa mundial, afim de
conhecer a localização geográfica do Brasil no mundo, bem como, conhecer cada
região do mesmo.
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Recursos:
- Dicionário;
- Enciclopédias escritas e virtuais;
- Calculadora;
- Mapa mundial;
- Livros de história;
- Jornais, revistas e livros sobre
artesanato;
- Material para elaboração de peças para
apresentação de trabalho (cartolinas, tesouras, cola, fotos do trabalhos
artesanais produzidos pelos alunos, linhas e agulhas).
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Avaliação:
- Apresentação oral e escrita do “Jornal da
Moda”, tratando da história da moda, da influência artesanal nas vestimentas,
finalizando com um desfile com peças executadas pelo grupo. Analisando o desenvolvimento
e aprendizagem de forma individual, valorizando suas habilidades e suas
conquistas.
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Bibliografia:
BELO HORIZONTE SURPREENDENTE, Inauguração
do Museu da Moda (MUMO), 2016, s/p., disponível em: <http://www.belohorizonte.mg.gov.br/evento/2016/12/inauguracao-do-museu-da-moda-mumo>,
acessado em 08/04/2018
COSTA, Ailce
Zulmira da et all, Planejameto Anual para a Educação de
Jovens e Adultos, 2009, s/p., disponível em: < www.pedagogia.com.br/projetos/eja1.php
>, acessado em 08/04/2018.
RIBEIRO, Vera
Maria Masagão et all, Educação para Jovens e Adultos – Ensino
Fundamental – Proposta Curricular 1. Segmento, 3.ed., São Paulo/Brasília,
Ação Educativa – MEC, 2001, s/p., disponível em:
<portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf
>, acessado em: 08/04/2018.
VICHESI,
Beatriz; DINIZ, Melissa, Práticas
Pedagógicas Adequadas aos Adultos, Nova Escola – Gestão Escolar, 2018,
s/p., disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/59/pratica-adequada-aos-adultos
>, acessado em 08/04/2018.
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