quinta-feira, 2 de abril de 2020

Planos de Aula - Ensino Fundamental I - Artes Visuais no Desenvolvimento da Aprendizagem


Plano de aula 1

Tema: Apresentando uma música.
“Marinheiro Só” (compositor: domínio público).
Eu não sou daqui
Marinheiro só
Eu não tenho amor
Marinheiro só
Eu sou da Bahia
Marinheiro só
De são salvador
Marinheiro só
Lá vem, lá vem
Marinheiro só
Como ele vem faceiro
Marinheiro só

Todo de branco
Marinheiro só
Com o seu bonezinho
Marinheiro só

Ô, marinheiro marinheiro
Marinheiro só
Ô, quem te ensinou a nadar
Marinheiro só
Ou foi o tombo do navio
Marinheiro só
Ou foi o balanço do mar
Marinheiro só

Material utilizado: folha de sulfite com a letra da música; aparelho de cd e o cd com a música.
A metodologia está baseada na escuta e na interpretação da letra, tendo como objetivos levar a criança a desenvolver sua sensibilidade, sua imaginação, percepção auditiva, senso rítmico, melodia, sua harmonia, desenvolver também a interpretação, e levá-lo a reflexão, a questionamentos, como por exemplo: por que escreveram esta música, o que o compositor quis expressar?
Também levar os alunos a compreenderem o significado de “domínio público” e direitos autorais.
Nesta atividade os alunos demonstram grande interação, cantam, dançam e conversam bastante sobre o tema, realizam também a leitura da música e escrevem suas interpretações no caderno.



Plano de aula 2

Tema: Criar cenário.
Material utilizado: folhas de sulfite, para a confecção dos chapéus de marinheiro, tinta guache, papelão, tesoura, giz de cera, canetinhas, TNT, lápis de cor, aparelho de cd e celular para filmar um vídeo.
Esta atividade tem como metodologia expressiva, prazerosa e estética do movimento, bem como expressão artística no desenvolvimento do cenário, ou seja, a atividade consisti em criação de cenário, desenvolvendo a habilidades de interpretação, criação e imaginação. Também na criação de uma coreografia. Trabalhando então a expressão corporal.
Além de desenvolver um processo de interação social, pois todo este processo é realizado em equipe, aprendem a partilhar, a respeitarem a opinião do outro e seu espaço, aprender a inclusão, pois ninguém fica excluído da atividade.
As crianças arrumam o cenário, que são barcos de papelão, atrás pinturas em folhas de sulfite do céu e no chão TNT azul para simbolizar o mar, se posicionam, a musica começa a tocar e, elas começam a dançar enquanto é feito um pequeno vídeo da apresentação. Tendo uma ótima interação, e participação.



Plano de aula 3

Tema: Gênero musical.
Material utilizado: a letra da música, caderno, lápis e borracha.
 Nesta atividade as crianças copiam a letra da música, separadas por estrofe, trabalha-se o gênero musical e as rimas.
Primeiramente, após copiarem a letra fazem uma leitura silenciosa, depois leem aluno por aluno, cada um deles lê um verso.
Circulam com lápis colorido as palavras repetidas, verificam rimas, fazendo a seguir a separação das estrofes.
Depois e realizada uma roda de conversa sobre gêneros muscais.
Há uma certa dificuldade na separação das estrofes, mas as dúvidas são resolvidas. Boa participação.



Plano de aula 4

Tema: Leitura lúdica.
Material utilizado: folha de sulfite, aparelho de cd.
Neste momento é realizada a atividade da leitura lúdica, ou seja, uma brincadeira para saber se as crianças estão lendo corretamente.
Sendo realizada da seguinte forma, as estrofes são escritas previamente e separadamente em folhas de sulfites, estas são colocadas no chão de forma aleatória, a música é tocada com pausas entre as estrofes, toda vez que se faz uma pausa, a professora fala a estrofe e pede que as crianças achem a folha onde ela está escrita, quando conseguem encontrar a estrofe correta, esta é retirada do chão, até que todas terminem.
Algumas crianças encontram dificuldades, outras vão seguindo seus colegas, sem lerem os textos, nestes momentos deve-se chamar a atenção das crianças e incentivá-las a lerem os textos, pois todas devem participar, e trenarem a leitura, esta atividade também auxilia no desenvolvimento da atenção, e da participação coletiva.



Plano de aula 5

Tema: Movimento, dança.
Material utilizado: aparelho de cd.
Esta atividade tem por objetivo desenvolver as dimensões do movimento, a concepção de estética, de prazer e expressiva. Desenvolve trabalho em grupo, interação social, conhecimento da arte da capoeira e de sua origem. Após uma breve conversa com os alunos sobre a capoeira, é formada uma roda e toca-se a música trabalhada nas outras atividades de forma adaptada para a execução da capoeira.
Os movimentos ensinados são a “ginga” e a “benção”, onde são chamados aluno por aluno para executar o movimento juntamente com a professora, no movimento da “benção” troca-se de posição, desta forma todos participam e experimentam os movimentos e suas sensações.
Através deste tipo de atividade incentiva-se os discentes a conhecerem outras culturas, outros povos, e outras vivências. Também conta um pouco de nossa história e de nossa pluralidade cultural existente em nosso país, ampliando o mundo e conhecimentos de cada um.



Plano de aula 6

Tema: Releitura em tela.
Material utilizado: telas pequenas, papel crepon, tintas guache e pinceis.
A arte se expressa de diversas formas e com ela é possível fazer releituras, neste caso, a releitura será feita através da pintura em tela com tinta guache, e pincéis, podendo ser usado os dedos e até mesmo outros materiais, caso as crianças tenham vontade, ou caso a escola disponibilize, como foi usado o papel crepon.
Neste momento há o desenvolvimento da percepção visual, desenvolvimento criativo, da imaginação e interpretação e também trabalha as emoções.
Animadas e com bom desenvolvimento da atividade colocam seus trabalhos em exposição na sala.


Última Postagem

Meia em tricô fácil e rápida para usar com chinelo de dedo.

Postagens recentes