quinta-feira, 2 de abril de 2020

Planos de Aula - Educação Infantil.


Plano de Aula 1

Tema: Conhecendo o primeiro livro.
Objetivos: Desenvolvimento da interpretação de texto; reconhecendo os personagens e ambiente da estória; reconhecendo a forma como o texto foi escrito, com a repetição de palavras e letras em destaque.
Conteúdo: Leitura do livro “Poeminhas da Terra”, de Márcia Leite, poemas que tratam da vida indígena, do contato com a natureza e palavras de origem tupi guarani; roda de conversa, onde os alunos são estimulados a dizerem o que entenderam da estória e, das ilustrações. Conhecendo a escritora e ilustradora do livro. Comentando sobre as figuras dos animais, quais eles reconheceram, os seus nomes, onde eles vivem (animais e índios), como eles acham que vivem os índios, e levá-los a comparar com nosso ambiente e forma de viver com a dos índios. Verificar se notaram a repetição de palavras e questionar porque eles acham que o texto foi escrito desta forma. Verificar também notaram a letras em destaque e o que há em comum entre elas, pois são todas vogais. Escrever as palavras que são repetidas na lousa, assim como as letras em destaque, de forma a ajuda-los no reconhecimento das letras (vogais).
Metodologia: “Leitura em voz alta pelo professor”, do Projeto Trilhas, desenvolvido com base na BNCC; roda de leitura.
Recursos: Livro de poemas: “Poeminhas da Terra”, de Márcia Leite; lousa e giz.
Avaliação: Verificar se houve compreensão da estória; verificar se reconheceram as palavras em repetição e letras em destaque; verificar a interação e socialização entre os alunos.
Referências:
 LEITE, Márcia. Poeminhas da Terra. Edição especial Itaú Social. São Paulo-SP.  Editora Pulo do Gato, 2016.


NATURA, Instituto. Projeto Trilhas, 2018. Disponível em: http://www.portaltrilhas.org.br/home . Acesso em: 31/03/2019.


Plano de Aula 2

Tema: Desenvolvendo artes visuais sobre o livro.
Objetivos: Conhecer as cores primárias; desenvolver a coordenação motora fina, através de recortes e colagens; desenvolver a criatividade e musicalidade.
Conteúdo: Levar aos alunos, conhecimento sobre os hábitos, costumes culturais dos índios, através da produção do “pau de chuva”, brincar da “dança da chuva”.
Metodologia: Desenvolver a criação e desenvolvimento do objeto, em grupos, para proporcionar a interação dos alunos, e desenvolvimento social, de forma a compartilharem suas ideias.
Recursos: Canudo de papelão (de papel toalha ou de papel alumínio); fita adesiva; papeis coloridos; cola; arame, utilizado com a ajuda do professor; sementes ou pedrinhas, para serem colocadas dentro do canudo, que será fechado, formando um chocalho, e quando ele for movimentado, se ouvirá um barulho de chuva. Aparelho de CD/DVD.
Avaliação: Se dará na observação do desenvolvimento do objeto; na utilização dos materiais; na interação entre alunos e entre aluno e professor.
Referências:
 APRENDE BRASIL, Sistema Positivo. Atividade do Índio, Edição Infantil Pré II, Grupo 5, Vol. 3; Editora Positivo, 2012, p. 34.

TRANSFORMAÇÂO, e Educação. Planos de Aulas Dia do Índio, 2018. Disponível em: https://www.educacaoetransformacao.com.br/plano-de-aula-dia-do-indio/ . Acesso em: 10/04/2019.



Plano de Aula 3
  
Tema: Conhecendo mais as palavras do livro.
Objetivos: Trabalho com a linguagem escrita e a leitura; desenvolvendo a oralidade; desenvolver a coordenação viso-motora, através do desenvolvimento da aprendizagem do traçado das letras.
Conteúdo: Apresentação das palavras do livro, em que aparecem as vogais em destaque, para reconhecimento das letras, através da imagem apresentada em cartaz e leitura em voz alta; identificando as vogais nas palavras através de jogo EVA, onde as vogais são fixadas com velcro; desenvolvimento da escrita em folhas com as palavras onde as vogais aparecem tracejadas, para serem preenchidas com lápis preto.
Metodologia: Trabalho realizado, ora coletivamente, ora individualmente de forma lúdica para estimular a oralidade e a escrita.
Recursos: Cartaz de cartolina e canetinhas coloridas para sua confecção; lápis preto e coloridos; papel sulfite; EVA, velcro e cola.
Avaliação: Nas atividades coletivas, observando a interação e participação; verificação do reconhecimento das letras; verificação da habilidade da escrita.
Referências:
FRANCO, Maria A., POLATI, Suellen. Visão na Infância. É hora do traçado, parte 4, 2018. Disponível em: < https://visaonainfancia.com/atividades-coordenacao-visomotora/>. Acesso em: 10/04/2019.


SÓ ESCOLA, Atividades com Pontilhados, 2018. Disponível em: https://www.soescola.com/2018/04/atividades-com-pontilhados.html . Acesso em: 10/04/2019.



Plano de Aula 4

Tema: Conhecendo o segundo livro.
Objetivos: Estimular o interesse pela leitura; desenvolver a percepção visual; desenvolver a interpretação de texto, em conjunto com a interpretação das imagens.
Conteúdo: Apresentação do livro: “Quero Colo!” de Stela Barbieri e Fernando Vilela, e de seus autores; leitura em voz alta; conversa sobre o livro, texto e imagem, permitindo que falem sobre o que compreenderam, levando a refletirem sobre as emoções transmitidas pelo texto, e refletirem sobre a mensagem transmitida pelas ilustrações, o que observam.
Metodologia: Roda de leitura; trabalhando as emoções; trabalhando a percepção visual e reconhecimento das cores; desenvolvendo a oralidade e a socialização.
Recursos: Livro: “Quero Colo”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela. Caderno de desenho e lápis de cor.
Avaliação: Verificar se houve compreensão do texto e das imagens, bem como das emoções transmitidas; verificar a interação entre alunos, e entre alunos-professor; verificar o reconhecimento das cores.
Referências:
BARBIERI, Stela; VILELA, Fernando. Quero colo! Edição Especial Itaú Social, São Paulo-SP.  Editora Edições SM, 2016.


NATURA, Instituto. Projeto Trilhas, 2018. Disponível em: http://www.portaltrilhas.org.br/home . Acesso em: 31/03/2019.


Plano de Aula 5

Tema: Desenvolvendo artes visuais sobre o livro.
Objetivos: Reconhecimento das cores; desenvolvimento da coordenação motora fina; reconhecimento das emoções.
Conteúdo: Confecção do quebra cabeça simples, através de pintura com lápis, colagem e recorte (com auxílio do professor), feito com figuras retiradas do livro e outras, para identificação de emoções, e relacionamento com as cores, exemplo: que emoção a cor vermelha transmite? E a cor azul?
Metodologia: Confecção do quebra cabeça feita individualmente; montagem do quebra cabeça em brincadeiras de grupo, para a socialização.
Recursos: Papel sulfite; cartolina; cola; tesoura; lápis de cor.
Avaliação: Verificação da execução da produção do quebra cabeça; verificação da compreensão das emoções; interação entre os alunos durante a brincadeira. Verificação do reconhecimento das cores.
Referências:
APEGO, Criando com. Jogos Educativos para Aprender as Emoções. 1-Quebra cabeça das emoções. Disponível em: https://www.criandocomapego.com/jogos-educativos-para-aprender-as-emocoes/ , 2018. Acesso em: 10/04/2019.


BARBIERI, Stela; VILELA, Fernando. Quero colo! Edição Especial Itaú Social, São Paulo-SP. Editora Edições SM, 2016.




Plano de Aula 6

Tema: Elaboração de cartazes sobre os livros.
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora fina; a socialização e interação; desenvolver a criatividade e desenvolvimento organizacional na elaboração do cartaz.
Conteúdo: Temas tratados serão sobre os dois livros “Poeminhas da Terra” e “Quero Colo”, com utilização de recortes trazidos de casa, que expressem seus conteúdos, ou seja, sobre a vida e cultura indígena, e sobre as emoções; rever os livros.
Metodologia: A sala será dividida em dois grupos, um dos grupos fará um cartaz sobre o primeiro livro, e o outro, sobre o segundo livro. Desta forma desenvolve-se o relembrar das estórias, reforçando a aprendizagem, e também desenvolve-se a interação entre professor-aluno, e entre aluno-aluno, contribuindo na socialização. Integração da família, já que os recortes foram trazidos de casa. Exposição dos cartazes fora da sala de aula, para compartilhar com todos.
Recursos: Cartolina; recortes; cola; livros já apresentados; lápis de cor e giz de cera.
Avaliação: Reavaliando a compreensão dos livros; a integração e socialização do trabalho em grupo, e o compartilhar de ideias; o desenvolvimento da organização na elaboração dos cartazes.
Referências:
BARBIERI, Stela; VILELA, Fernando. Quero colo! Edição Especial Itaú Social, São Paulo-SP. Editora Edições SM, 2016.


LEITE, Márcia. Poeminhas da Terra. Edição especial Itaú Social. São Paulo-SP. Editora Pulo do Gato, 2016.


Última Postagem

Meia em tricô fácil e rápida para usar com chinelo de dedo.

Postagens recentes