Plano
de Aula 1
Tema:
Conhecendo o primeiro livro.
Objetivos:
Desenvolvimento da interpretação de texto; reconhecendo os personagens e
ambiente da estória; reconhecendo a forma como o texto foi escrito, com a
repetição de palavras e letras em destaque.
Conteúdo:
Leitura do livro “Poeminhas da Terra”, de Márcia Leite, poemas que
tratam da vida indígena, do contato com a natureza e palavras de origem tupi
guarani; roda de conversa, onde os alunos são estimulados a dizerem o que
entenderam da estória e, das ilustrações. Conhecendo a escritora e ilustradora
do livro. Comentando sobre as figuras dos animais, quais eles reconheceram, os
seus nomes, onde eles vivem (animais e índios), como eles acham que vivem os
índios, e levá-los a comparar com nosso ambiente e forma de viver com a dos
índios. Verificar se notaram a repetição de palavras e questionar porque eles
acham que o texto foi escrito desta forma. Verificar também notaram a letras em
destaque e o que há em comum entre elas, pois são todas vogais. Escrever as
palavras que são repetidas na lousa, assim como as letras em destaque, de forma
a ajuda-los no reconhecimento das letras (vogais).
Metodologia:
“Leitura em voz alta pelo professor”, do Projeto Trilhas, desenvolvido com base
na BNCC; roda de leitura.
Recursos:
Livro de poemas: “Poeminhas da Terra”, de Márcia Leite; lousa e giz.
Avaliação:
Verificar se houve compreensão da estória; verificar se reconheceram as
palavras em repetição e letras em destaque; verificar a interação e
socialização entre os alunos.
Referências:
LEITE, Márcia. Poeminhas da Terra. Edição especial Itaú Social. São Paulo-SP. Editora Pulo do Gato, 2016.
NATURA, Instituto. Projeto
Trilhas, 2018. Disponível em: http://www.portaltrilhas.org.br/home .
Acesso em: 31/03/2019.
Plano
de Aula 2
Tema:
Desenvolvendo artes visuais sobre o livro.
Objetivos: Conhecer
as cores primárias; desenvolver a coordenação motora fina, através de recortes
e colagens; desenvolver a criatividade e musicalidade.
Conteúdo:
Levar aos alunos, conhecimento sobre os hábitos, costumes culturais dos
índios, através da produção do “pau de chuva”, brincar da “dança da chuva”.
Metodologia:
Desenvolver a criação e desenvolvimento do objeto, em grupos, para
proporcionar a interação dos alunos, e desenvolvimento social, de forma a
compartilharem suas ideias.
Recursos:
Canudo de papelão (de papel toalha ou de papel alumínio); fita adesiva;
papeis coloridos; cola; arame, utilizado com a ajuda do professor; sementes ou
pedrinhas, para serem colocadas dentro do canudo, que será fechado, formando um
chocalho, e quando ele for movimentado, se ouvirá um barulho de chuva. Aparelho
de CD/DVD.
Avaliação:
Se dará na observação do desenvolvimento do objeto; na utilização dos
materiais; na interação entre alunos e entre aluno e professor.
Referências:
APRENDE BRASIL,
Sistema Positivo. Atividade do Índio,
Edição Infantil Pré II, Grupo 5, Vol. 3; Editora Positivo, 2012, p. 34.
TRANSFORMAÇÂO, e Educação. Planos de Aulas Dia do Índio, 2018. Disponível em: https://www.educacaoetransformacao.com.br/plano-de-aula-dia-do-indio/ .
Acesso em: 10/04/2019.
Plano
de Aula 3
Tema: Conhecendo
mais as palavras do livro.
Objetivos:
Trabalho com a linguagem escrita e a leitura; desenvolvendo a oralidade;
desenvolver a coordenação viso-motora, através do desenvolvimento da
aprendizagem do traçado das letras.
Conteúdo:
Apresentação das palavras do livro, em que aparecem as vogais em
destaque, para reconhecimento das letras, através da imagem apresentada em
cartaz e leitura em voz alta; identificando as vogais nas palavras através de
jogo EVA, onde as vogais são fixadas com velcro; desenvolvimento da escrita em
folhas com as palavras onde as vogais aparecem tracejadas, para serem
preenchidas com lápis preto.
Metodologia:
Trabalho realizado, ora coletivamente, ora individualmente de forma
lúdica para estimular a oralidade e a escrita.
Recursos:
Cartaz de cartolina e canetinhas coloridas para sua confecção; lápis
preto e coloridos; papel sulfite; EVA, velcro e cola.
Avaliação:
Nas atividades coletivas, observando a interação e participação;
verificação do reconhecimento das letras; verificação da habilidade da escrita.
Referências:
FRANCO, Maria A., POLATI, Suellen. Visão na Infância. É hora do traçado, parte 4, 2018. Disponível em:
< https://visaonainfancia.com/atividades-coordenacao-visomotora/>.
Acesso em: 10/04/2019.
SÓ ESCOLA, Atividades
com Pontilhados, 2018. Disponível em: https://www.soescola.com/2018/04/atividades-com-pontilhados.html .
Acesso em: 10/04/2019.
Plano
de Aula 4
Tema: Conhecendo
o segundo livro.
Objetivos:
Estimular o interesse pela leitura; desenvolver a percepção visual;
desenvolver a interpretação de texto, em conjunto com a interpretação das
imagens.
Conteúdo:
Apresentação do livro: “Quero Colo!” de Stela Barbieri e Fernando
Vilela, e de seus autores; leitura em voz alta; conversa sobre o livro, texto e
imagem, permitindo que falem sobre o que compreenderam, levando a refletirem
sobre as emoções transmitidas pelo texto, e refletirem sobre a mensagem
transmitida pelas ilustrações, o que observam.
Metodologia:
Roda de leitura; trabalhando as emoções; trabalhando a percepção visual
e reconhecimento das cores; desenvolvendo a oralidade e a socialização.
Recursos:
Livro: “Quero Colo”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela. Caderno de
desenho e lápis de cor.
Avaliação:
Verificar se houve compreensão do texto e das imagens, bem como das
emoções transmitidas; verificar a interação entre alunos, e entre
alunos-professor; verificar o reconhecimento das cores.
Referências:
BARBIERI, Stela; VILELA, Fernando. Quero colo! Edição Especial Itaú Social, São Paulo-SP. Editora Edições SM, 2016.
NATURA, Instituto. Projeto
Trilhas, 2018. Disponível em: http://www.portaltrilhas.org.br/home .
Acesso em: 31/03/2019.
Plano
de Aula 5
Tema: Desenvolvendo
artes visuais sobre o livro.
Objetivos:
Reconhecimento das cores; desenvolvimento da coordenação motora fina;
reconhecimento das emoções.
Conteúdo:
Confecção do quebra cabeça simples, através de pintura com lápis, colagem
e recorte (com auxílio do professor), feito com figuras retiradas do livro e
outras, para identificação de emoções, e relacionamento com as cores, exemplo:
que emoção a cor vermelha transmite? E a cor azul?
Metodologia:
Confecção do quebra cabeça feita individualmente; montagem do quebra
cabeça em brincadeiras de grupo, para a socialização.
Recursos:
Papel sulfite; cartolina; cola; tesoura; lápis de cor.
Avaliação:
Verificação da execução da produção do quebra cabeça; verificação da
compreensão das emoções; interação entre os alunos durante a brincadeira.
Verificação do reconhecimento das cores.
Referências:
APEGO, Criando com. Jogos
Educativos para Aprender as Emoções. 1-Quebra cabeça das emoções.
Disponível em: https://www.criandocomapego.com/jogos-educativos-para-aprender-as-emocoes/ ,
2018. Acesso em: 10/04/2019.
BARBIERI, Stela; VILELA, Fernando. Quero colo! Edição Especial Itaú Social, São Paulo-SP. Editora
Edições SM, 2016.
Plano
de Aula 6
Tema: Elaboração
de cartazes sobre os livros.
Objetivos:
Desenvolver a coordenação motora fina; a socialização e interação;
desenvolver a criatividade e desenvolvimento organizacional na elaboração do
cartaz.
Conteúdo:
Temas tratados serão sobre os dois livros “Poeminhas da Terra” e “Quero
Colo”, com utilização de recortes trazidos de casa, que expressem seus
conteúdos, ou seja, sobre a vida e cultura indígena, e sobre as emoções; rever
os livros.
Metodologia:
A sala será dividida em dois grupos, um dos grupos fará um cartaz sobre
o primeiro livro, e o outro, sobre o segundo livro. Desta forma desenvolve-se o
relembrar das estórias, reforçando a aprendizagem, e também desenvolve-se a
interação entre professor-aluno, e entre aluno-aluno, contribuindo na
socialização. Integração da família, já que os recortes foram trazidos de casa.
Exposição dos cartazes fora da sala de aula, para compartilhar com todos.
Recursos:
Cartolina; recortes; cola; livros já apresentados; lápis de cor e giz de
cera.
Avaliação:
Reavaliando a compreensão dos livros; a integração e socialização do
trabalho em grupo, e o compartilhar de ideias; o desenvolvimento da organização
na elaboração dos cartazes.
Referências:
BARBIERI, Stela; VILELA, Fernando. Quero colo! Edição Especial Itaú Social, São Paulo-SP. Editora
Edições SM, 2016.
LEITE, Márcia. Poeminhas
da Terra. Edição especial Itaú Social. São Paulo-SP. Editora Pulo do Gato,
2016.