quinta-feira, 2 de abril de 2020

Exemplo de Atividade Transdisciplinar




                A aula de leitura é uma boa oportunidade de desenvolver este tema. Como no caso do livro “O papagaio verde” (Mehra, Vane, 2013), de uma coleção que tem como objetivo as virtudes. No final de cada livro desta coleção, ela traz uma “moral da história”, e dicas de como desenvolver o tema tratado no livro em sala de aula.
            O livro conta a história de um garoto que compra um papagaio e o mantém na gaiola, o enredo se desenvolve com o questionamento do garoto sobre a tristeza do papagaio, num diálogo com sua avó, que o leva a perceber que a tristeza do papagaio está em sua perda da liberdade. A sugestão da autora, é para que o tema seja trabalhado com a elaboração de um teatro de fantoches.
               A história deste livro pode ser abordada de diversas formas em sala de aula, começando pela leitura, passando pelas artes, na confecção dos personagens. Neste momento, por se tratar de Educação Ambiental, deve-se orientar as crianças a confeccionarem os personagens e o cenário utilizando material reciclável, como garrafas pet, rolinhos de papel higiênico, papelão, tampinhas de garrafas e outros materiais.
              Após a apresentação do teatro é possível levar as crianças as reflexões, primeiro tratando o lado moral, dos sentimentos descritos no livro, afeto, liberdade, numa forma mais filosófica. Filosofia, quando inserida no currículo escolar no ensino fundamental, é uma ótima ferramenta para desenvolver um cidadão crítico e consciente de suas responsabilidades sociais. Outra disciplina que pode ser inserida é Ciências, pois o papagaio é um animal silvestre, sua venda é ilegal, mas ainda assim ocorre com muita frequência. Ou seja, as disciplinas como Artes, Ciências, Língua Portuguesa e Filosofia , podem se envolver no desenvolvimento desta atividade em Educação Ambiental, como descrito acima, do 1 ano ao 5 ano.
               Estes animais, silvestres, só podem ser adquiridos com autorização do IBAMA. As crianças, podem pesquisar sobre isso, e também sobre o habitat natural dos animais. Os alunos também podem, com autorização da direção, adotar um cachorrinho, tornando-se o animal de estimação da turma, e dividir seus cuidados, comida, banho, vacina, etc.







Última Postagem

Meia em tricô fácil e rápida para usar com chinelo de dedo.

Postagens recentes