Este é um exemplo de como o nossa
professora pode mudar seu método do ensino da tabuada unindo o tradicional ao
seu novo material, o projetor.
Neste modelo que se segue é
possível o aluno observar o desenvolvimento da tabuada e praticá-la em seu
caderno desta forma ele desenvolve a memorização raciocinada. Veja a execução
nas tabuadas do 2 ao 4:
2 3 4
2 x 1 = 2 +
1 = 3 + 1 = 4
2 x 2 = 4 +
2 = 6 + 2 = 8
2 x 3 = 6 + 3 = 9 +
3 = 12
2 x 4 = 8 +
4 = 12 + 4 = 16
2 x 5 = 10
+ 5 = 15 + 5 = 20
2 x 6 = 12
+ 6 = 18 + 6 = 24
2 x 7 = 14
+ 7 = 21 + 7 = 28
2 x 8 = 16
+ 8 = 24 + 8 = 32
2 x 9 = 18
+ 9 = 27 + 9 = 36
2 x 10 = 20 + 10 = 30 + 10 = 40
Podemos
encontrar outros exemplos de atividades para auxiliar a professora, que
exercite não só a tabuada, mas outras disciplinas. Como esta intitulada de
“visita ao mercado”.
Nesta atividade, divide-se a
turma em grupos, onde cada grupo pesquisará uma receita, ou em casa ou na
internet. Após a autorização dos pais, organiza-se a visita juntamente com a
direção, onde farão as compras dos ingredientes para prepararem as receitas
escolhidas.
Ao retornarem, executarão a
receita com a supervisão do professor. E posteriormente a degustarão.
Nesta atividade é possível
desenvolver várias habilidades, como: organização; multiplicação ou divisão,
caso queiram aumentar ou diminuir a receita; peso e medidas; utilização da
moeda corrente; interação entre os alunos e até mesmo como se comportarem em um
ambiente público comercial.
Usando tecnologias variadas,
e que fazem parte do ambiente familiar do aluno, é possível ensinar e
estimular.
É o uso da tecnologia,
auxiliando o docente, unindo e incluindo os alunos, pois é uma atividade onde
todos podem participar, cada um oferecendo seus conhecimentos e habilidades.